5 MANEIRAS DE TRATAR CABELOS DANIFICADOS

Os dias de praia estão aí, e os cabelos merecem atenção redobrada, porque podemos amar o sol e os mergulhos (e adoramos!) mas já sabemos que vamos expor o nosso cabelo a mais stress, seja por causa dos raios UV, que danificam a queratina e aceleram a degradação do colágeno,  seja por causa do sal, que pode secar ainda mais os cabelos mais desidratados, ou porque os vamos molhar e secar mais vezes.

Conseguir um cabelo de sonho exige dedicação, cuidados e paciência, mas é possível!  Porque vamos sempre a tempo de prevenir os danos ou restituir a força e beleza do nosso cabelo, aqui ficam as nossas 5 dicas para tratar de cabelos danificados, mesmo a tempo da summer season (e não só!).

Baixe a temperatura

O excesso de calor (do secador, alisador ou outras ferramentas com calor para modelar o cabelo) é um dos piores inimigos dos cabelos. Sempre que possível, deixe o seu cabelo secar ao ar e use o secador só no final. Outro truque para reduzir o tempo de secagem é envolver primeiro o cabelo numa toalha absorvente para retirar o excesso de água, e depois deixar secar ao ar, e só depois passar o secador. Se não consegue mesmo prescindir do alisador, experimente usá-lo a uma temperatura mais baixa. Vai ver que resulta à mesma e o seu cabelo agradece. E claro, sempre que for sujeitar o seu cabelo a altas temperaturas, proteja-o com o nosso Protetor Solar Cabelo, com óleos naturais nutritivos e silicone natural (derivado de bamboo) que criam uma barreira protetora contra o calor que deixa o cabelo seco e quebradiço. Perfeito para usar antes do secador e sempre que for expor o seu cabelo ao sol, claro.

Nutra o seu cabelo

É mesmo fundamental: um condicionar suave e nutritivo, com ingredientes naturais que não agridem o cabelo vai ser o seu melhor amigo quando estiver a trabalhar na reparação de cabelos danificados. Quando aplicado, o amaciador ajuda a fortificar a cutícula do cabelo com uma camada protetora, que lhe dá força e brilho. Certifique-se de que, quando aplicar o amaciador, torce primeiro o cabelo para retirar o excesso de água. Isto permitirá que o produto seja melhor absorvido pelo seu cabelo e garantirá que a haste capilar recebe todos os benefícios nutritivos do produto. Para uma nutrição ainda mais intensiva, experimente a nossa máscara super cabelo, com poderosos óleos e manteigas naturais, para hidratar, fortalecer e recuperar os cabelos secos ou quebradiços. Para aplicar sobre seco e deixar atuar.

Seja gentil (e solte o seu cabelo!)

Mesmo que pareça difícil, tente usar o seu cabelo solto sempre que possível. Prendê-lo em rabos-de-cavalo apertados é uma das formas mais fáceis de causar quebra. Se tiver de o prender, experimente usar elásticos mais suaves, ou um tipo de gancho que deixe o cabelo mais solto.

Seja delicada também ao escovar o seu cabelo. Quando está molhado, o cabelo fica mais vulnerável e frágil. Nesta altura, use um pente de dentes largos, para o desembaraçar, começando pelas pontas e subindo suavemente. O pente lua é perfeito para isso.

Sabia que o cabelo tem memória? Que depois de estar apanhado por algum tempo ele tem tendência a ficar mais "tenso", sempre que usar o cabelo apanhado depois de o soltar massaje com o pente jade, para estimular o couro cabeludo gentilmente, promovendo o crescimento de novos fios, mas também ajudar o fio "relaxar". 

Corte as pontas regularmente

A saúde do cabelo começa no couro cabeludo e termina nas pontas. Por isso é tão importante fazer a manutenção e cortar as pontas regularmente. Se fizer isto, evitará que as pontas se dividam e fiquem espigadas.  Cortes as pontas a cada 4-6 semanas se estiver a manter um determinado comprimento ou corte de cabelo, ou a cada 8-12 semanas se a ideia for deixar crescer o cabelo.

E dê tempo ao tempo!

É preciso tempo para ver o cabelo crescer (o cabelo cresce entre 1cm e 1,5cm por mês) e é preciso paciência para reparar um cabelo danificado. E também estar atenta. O que mais existe são produtos com promessas "milagrosas" que garantem resultados imediatos - tente não se deixar enganar por eles! A maior parte destes produtos contém ingredientes sintéticos que só vão criar ainda mais dano ao seu cabelo a longo prazo, para além de serem péssimos para o planeta. Estes produtos podem até ter um efeito momentâneo, por exemplo, um brilho inusitado, mas vai ver que não dura, precisamente porque é artificial!  Por isso lembre-se: pode demorar algum tempo até que o seu cabelo recupere e se regenere, mas se o o cuidar bem e escolher os produtos certos, vai ver que vale a pena.