COMO SOBREVIVER A MERCÚRIO RETRÓGRADO

15 dicas para sobreviver a este ciclo

Adepta de astrologia ou não, é provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio Retrógrado. Se tem dúvidas acerca do que é ou se nunca ouviu falar de todo, é uma boa altura para compreender melhor este momento importante para o fluxo das nossas vidas.

Afinal, o que é Mercúrio Retrógrado? Segundo a Astrologia, uma prática ancestral que procura compreender o mundo e as pessoas através da observação dos astros, é o nome dado ao efeito de quando Mercúrio começa a “andar para trás”. No entanto, esse movimento retrógrado é apenas uma ilusão criada pela forma como a Terra interage com as órbitas dos outros planetas. Acontece três vezes por ano, e as próxima data é de 1 de Abril a 24 de Abril. 

Acredita-se que são momentos agitados, associados a confusões e atrasos, mas também períodos em que a nossa intuição está em alta, repletos de coincidências extraordinárias. São ótimos momentos também para refletir no passado.  

O que fazer quando Mercúrio está retrógrado?


Mercúrio é o planeta que rege a comunicação, as viagens, os contratos, meios de transporte, entre outras coisas dentro deste espectro. Por isso, nestes períodos o ideal é manter-se flexível e cautelosa. Leia e releia e-mails importantes, confirme reservas, não marque compromissos uns em cima dos outros. Prepare-se para lidar com pessoas mais irritadiças e intempestivas. O ideal é aguardar que Mercúrio regresse ao movimento normal para tomar qualquer decisão definitiva. 

Mas esta não é uma altura só de coisas más - longe disso! É um momento fantástico para retrospectivas, para analisar aquilo em que está a depositar mais energias e porquê e se isso faz sentido com as suas verdadeiras necessidades e desejos.  

Vou deixar-lhe 15 dicas que a podem ajudar no Mercúrio retrógrado que está a começar agora - 1 de Abril a 24 de Abril. Espero mesmo que seja uma altura cheia de calma e de reflexões importantes para si. 


1. Faça backup de tudo!


Esta é a regra número 1! Faça cópias de segurança de documentos, em discos externos ou em plataformas online - ou os dois! Certifique-se de que guarda tudo um milhão de vezes.  Quando Mercúrio está retrógrado, os nossos computadores e telefones estão mais propícios a falhas e, de repente, documentos mesmo importantes que tinha a certeza de ter guardado, desaparecem. 

2. Não se deixe afetar pelas coisas pequeninas

Sim, há coisas pequenas muito significativas e que merecem a nossa atenção, mas esta não é uma altura para fazer tempestades num copo de água. Relaxe e aceite o decorrer natural das coisas, sem se deixar ir abaixo por coisas que correm menos bem. Se se mantiver calma e segura do que está a fazer - e com os backups necessários! -, acredite que vai tudo correr bem.  

3. Não assine nenhum contrato 

Se puder, evite assinar contratos nesta altura. Se possível, espere uma semana depois do período retrógrado. Claro que nem tudo pode ser adiado e, nesses casos, o meu conselho é que leia muitas vezes os documentos em questão. 

4. Leia e releia documentos

Já lhe tinha dito para ler várias vezes, mas é mesmo importante reforçar esta ideia! Não falo apenas de contratos, mas de trabalhos para entrega ou comunicações importantes para alguém. 

5. Peça uma segunda opinião

Se tiver mesmo que assinar um contrato e se já o leu e releu várias vezes, peça uma segunda (ou terceira!) opinião. Procure amigos em quem confia ou advogados. Quatro olhos vêem melhor do que dois, sobretudo durante Mercúrio retrógrado. 

6. Não viage sem planos 

Esta não é mesmo a altura certa para viagens pouco planeadas, já que atrasos em voos ou avarias de carros são comuns. Se tiver mesmo que viajar, tente ser organizada e não marque viagens muito próximas de compromissos importantes, para evitar que sejam prejudicados por atrasos.

7. Deixe-se ir

Para além de Mercúrio retrógrado, vai ser também altura de eclipse. É um lembrete cósmico para abrandar, relaxar e deixar-se levar… mesmo quando acontecem desastres! Sim, vão acontecer, é o normal desta altura e, em vez de se martirizar, pense antes em como pode trabalhar para melhorar a situação. A paciência e a compreensão consigo mesma são ainda mais importantes nestes momentos em que não deve entrar em stress. 

8. Prepare-se para o inesperado

Se estiver mentalizada de que Mercúrio retrógrado traz com ele acontecimentos menos previsíveis, será meio caminho andado para não se deixar afetar em demasia. Não tem que ser algo necessariamente mau, apenas algo mais fora do comum. Esteja preparada e não caminhe contra o cosmos. 

9. Devagar e bem

É o lema para este período. Respire fundo e desacelere o seu ritmo de vida. Durante Mercúrio retrógrado, gosto muito de juntar a mistura Calma às minhas bebidas, para garantir que consigo reduzir os níveis de stress e ansiedade e descansar bem. É imprescindível para nos sentirmos bem e tomarmos boas decisões.

10. Respire

Para além de respirar inconscientemente, experimente respirar conscientemente. Pare e respire fundo, inspirando e expirando de forma longa. Quando se sentir mais ansiosa ou tensa, experimente este exercício de respiração: inspire contando até dois e expire contando até quatro. Repita até se sentir mais calma. Isto é válido para todos os dias da sua vida, claro! Respirar ajuda-nos a acalmar. 

11. Faça um detox

Se há alturas em que deve apostar numa limpeza ao seu organismo, esta é mesmo uma delas! Devemos libertar-nos de tudo o que é tóxico: alimentos, hábitos, pessoas, objetos - tudo mesmo! Foi precisamente a pensar em momentos como este que criei o novo Kit Detox - Reset 7 dias. Claro que a alimentação é a base do plano, porque tudo começa cá dentro com o que comemos, mas é um kit muito completo em que a apoia para um detox total de corpo e mente de forma segura. 

12. Livre-se de tudo o que não precisa

Vem na sequência do ponto anterior e é das coisas que mais sabe bem, sobretudo durante Mercúrio retrógrado. Experimente levantar-se cedo um dia e começar a pôr de lado tudo o que já não usa: roupas, brinquedos dos seus filhos, objetos de decoração, livros… Há tantas coisas que ocupam espaço físico e mental desnecessário e nos perturbam o bem-estar. Esta é uma altura perfeita para repensar tudo isso!

13. Espere encontrar pessoas do passado

Mercúrio retrógrado tem o poder de nos fazer encontrar com ou ter notícias de pessoas que já fizeram parte da nossa vida. Por isso, esteja preparada para esses encontros com colegas de escola que já não vê há imenso tempo ou algum ex relacionamento. Rever essas pessoas é uma espécie de lição cósmica, como que para se questionar se está em paz com o facto de as ter longe de si. 

14. Não seja negativa

Cosmicamente, este já é um período conturbado, por isso não complique mais as coisas. Pense de forma positiva e torne a sua mente num aliado. É um período instável, mas vai torná-la muito mais forte.

15. Relaxe

Quando tudo à nossa volta parece descontrolado, o melhor que pode fazer é relaxar. Tome um banho, medite, beba um Calma antes de dormir, leia, veja um filme… aquilo que mais lhe dê prazer e lhe traga calma. Vai ficar tudo bem - prometo-lhe!